Buscar

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Armação dos Búzios - Um Paraíso Peninsular cheio de iguarias exóticas e plantas medicinais.

     Confesso que Amo Armação dos Búzios!

 Afinal, onde poderíamos encontrar uma biodiversidade etnobotânica e a miscigenação que deixou aquele povo tão bonito?

     Morei em Macaé 4 anos trabalhando no setor de corte e religação de energia elétrica, processando os dados para a Ampla. Depois fui para outra empresa que diminuiu ainda mais minha qualidade de vida. Noites a dentro na frente ou quase dentro da tela e aquela cadeira capaz de transformar sua coluna num S elevado à vigésima potencia... além de causar até impotência devido à dor que vai se enrraizando gradativamente.



 Búzios pode ser um lugar maravilhoso para sua saúde ou o pior de todos para se viver! Depende das suas escolhas.  Eu fui e voltei muitas vezes desde 2003. Ausentei-me no Carnevalle, devido o agravamento da coluna e clima seco por falta das chuvas, mas volto dentro de dois ou três dias com enorme gratidão aos que me acolheram e cuidaram do que precisava durante estes dias de retiro.

Eu vejo uma Búzios que poucos conhecem. Da Annona muricata à squamosa, da seriguela, do Trapiá e dezenas de outros frutos e ervas medicinais ou comestíveis. 


 Búzios é por excelência o lugar da biodiversidade!

Praia de Geribá

Onde mais teria um Mangue de Pedra, uma Comunidade Quilombola ou negros de olhos verdes e azuis que convivem pacificamente com seus amigos de descendência indígena?



     A Cidade Inteligente está acontecendo, graças ao Grupo Endesa e sua Consciência Ampla. Aos poucos vejo placas solares nos telhados das escolas, a escolha adequada do melhor tipo de gerador eólico e muitas bicicletas elétricas que deixam os carros na garagem. Eu mesmo morei sem luz um tempo para me obrigar a montar meu primeiro kit de placa solar e bateria estacionária. E para isso acabei tendo de voltar a cursar eletrotécnica e incentivar os amigos a olharem nessa direção...

     Com o advento da nova feira de agricultura familiar às margens da Lagoa da Ferradura, creio eu que a Reserva Florestal da Ferradura será muito bem cuidada e talvez se torne um lugar mas seguro para se caminhar nas tardes de verão, "quando a lua e  o sol sentam no horizonte e ficam namorando" por horas e horas... é uma cidade feita para amar e tem até duas Praias dos Amores.



   

  Meu olhar de raizeiro, ainda mal desenvolvido, piscou para curiosidades como trepadeiras afrodisíacas, anti-inflamatórias, folhas e sementes que tingem os cabelos e convolvuláceas que tingem a mente com todos os matizes! Vistos somente com a ajuda de um "Aliado" conforme nos ensinou D. Juan e Castañeda.

      O que mais me aguçou a visão foi a abundância de olho-de-boi (Dioclea violacea Mart. Ex Benth). Não uma trepadeira mas um trepador forte e poderoso cipó, cujas castanhas, folhas e ramos estão sendo pesquisados devido ao seu grande emprego na forma de chá mas a segurança no uso ainda não foi comprovada. Até o momento sabe-se que a Dioclea atua como analgésica e no futuro talves substitua o uso farmacológico da morfina, que é derivada da papoula e tem efeitos colaterais muito fortes. A planta também apresenta um nível de toxicidade no que deve ser usada apenas com conhecimento e acompanhamento médico.

     Além desse "olho-semente" tem um outro tipo de Olho de Boi  que é a praia de nudismo em Armação dos Búzios. Se o outro me aguçou a visão o que dizer da vista esplendorosa lá no alto, donde contemplamos a Praia Brava e a praia de nudismo buziano?  Só indo para ver pois Fotos não são permitidas!

     Passei o dia nessa saudade boa! Principalmete do entardecer em Geribá. Vejos vocês por lá na próxima semana ou vamos juntos para a melhor opção de sol e praias brasileiras?